Plataforma histórica interativa desenvolvida pela Agência Gringo reúne fatos históricos e curiosos do clube e estimula interação do torcedor SPFC - 20/10/2010 | |
PARA O SÃO-PAULINO, TODO DIA É DIA DE COMEMORAR! Esse é o lema do hot-site www.calendariotricolor.com.br, criado pela Gringo para o São Paulo Futebol Clube, que, não à toa, já carrega em seu hino: "as tuas glórias vêm do passado". Ele estará no ar a partir desta quinta-feira, às 11h. Interativa, emocionante e divertida, essa linha do tempo tricolor vai reunir a comunidade são-paulina em torno dos principais fatos históricos do clube - estão ali os prêmios e títulos conquistados pelo time, as goleadas, mudanças de diretoria, jogadores que foram para seleção, além de um arquivo completo sobre o Estádio do Morumbi - e curiosidades como a brincadeira de 1o de abril do radialista Geraldo Almeida ou a fuga de campo do Santos de Pelé. "A plataforma elaborada pela Gringo é o início do novo projeto de comunicação para o site institucional do clube, que está sendo reformulado" afirma Fernanda Jesus, sócia da Agência Gringo. O hot-site é o primeiro produto da nova estratégia digital da Diretoria de Comunicação do São Paulo FC, que vem preparando o novo portal são-paulino, também desenvolvido pela agência. Como o Calendário Tricolor, o novo site do clube investirá no conceito de comunidade, incentivando a interação do torcedor não apenas com o momento presente do clube, mas também com seu passado vitorioso e suas estatísticas impressionantes. "Estamos em um intenso processo de reposicionamento digital da marca São Paulo FC, e escolhemos a Gringo como parceira para oferecer ao torcedor uma experiência virtual tão surpreendente e interminável quanto a paixão clubística. O Calendário Tricolor é a primeira iniciativa desse processo, e uma boa síntese do que pretendemos. Mais que isso, é um presente para todos os são-paulinos", explica o Diretor de Comunicação do São Paulo FC, Rogê David. PESQUISA A pesquisa para a elaboração da base de dados do Calendário Tricolor foi um capítulo à parte em seu processo de produção. Reunir todos os fatos e imagens e determinar o peso e a relevância de cada um foram tarefas que demandaram tempo e cuidado da Comunicação e do Arquivo Histórico do clube, responsáveis - sob a supervisão do Diretor Adjunto de Marketing Rui Branquinho - pelo levantamento dos cerca de 3000 fatos registrados no site. Foram descobertas coincidências curiosas, como datas em que repetidamente o Tricolor venceu um mesmo adversário ao longo dos anos (o Santos, em 25 de outubro de 1931, 1944, 1952, 1987 e 2009, por exemplo) ou como os gols do Capitão Rogério Ceni também tendem a acontecer mais de uma vez no mesmo dia. O lançamento da plataforma, porém, não interrompe o trabalho, que segue em frente não apenas com a constante atualização dos dados - já estão ali os shows de Bon Jovi e Rush, por exemplo -, mas também com a inserção de prováveis novas descobertas históricas através de pesquisas ou sugestões da torcida. INTERAÇÃO No Calendário, o torcedor poderá descobrir o que aconteceu de importante ou curioso na história são-paulina em cada dia do ano, desde os primórdios do Clube, e compartilhar essas informações com os amigos no Twitter. Estão espalhados pelas datas, também, fatos relevantes na História da humanidade, como a criação da ONU ou o nascimento de Elvis Presley, misturados à trajetória tricolor. É possível, ainda, incluir o relato de um fato que o internauta tenha vivenciado, no "Espaço do Torcedor". Um moderador analisará as histórias e selecionará as melhores para serem incluídas no calendário que, com o tempo, será preenchido pelos próprios torcedores. "Entender a força da marca do clube no imaginário afetivo do são-paulino é fundamental, pois é isso que torna o esporte um mercado único. Além disso, finalmente conseguimos dar um primeiro viés digital ao nosso vasto arquivo histórico, e acredito que chegamos a um resultado criativo que oferece uma experiência genuinamente são-paulina ao torcedor", completa Juliana Carvalho, diretora adjunta de comunicação do clube. SOBRE A GRINGOFundada em 2006, pelos sócios André Matarazzo e Fernanda Paterno I. Jesus, a Gringo, que já conquistou diversas contas internacionais e nacionais, reposiciona-se no mercado como uma agência focada em planejamento estratégico para mídia digital. Com um crescimento exponencial em apenas três anos, a empresa aumentou o número de colaboradores, clientes e faturamento. Atualmente, a agência possui 65 funcionários - começou com apenas 4 - e departamentos distintos de estratégia, criação e inteligência de mercado. Seus clientes são: Coca-cola, Grendene Rider, Absolut Vodka, Microsoft, Itaú e Unimed-Rio, Levi's, Pharmaton, Buscopan, Buscofem, Anador, Magazine Luiza e São Paulo Futebol Clube. |
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Amanhã estreia o "Calendário Tricolor"
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